segunda-feira, 4 de julho de 2011

SEM QUERER COMPARAR... E JÁ COMPARANDO: A ONDA DOS REMAKES

Nesta seção, quero colocar a minha opinião sobre os muitos remakes que já foram feitos, e se são superiores, ou não, em relação aos originais.


O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA (THE TEXAS CHAINSAW MASSACRE)
                                              (2003)                                                       (1974)

O ORIGINAL: História de cinco jovens visitando uma velha casa no estado americano do Texas e que são caçados por um maníaco armado com uma serra elétrica. Conhecido pelo apelido de "Leatherface" (por usar a pele do rosto de uma de suas vítimas como máscara), persegue a todos cometendo as maiores atrocidades, com o apoio de sua família de canibais.

O REMAKE: Cinco jovens, depois de voltar do México, viajam pelo estado do Texas em direção a um show de rock. No caminho, dão carona para uma jovem desesperada falando coisas desconexas sobre um "homem mau", para logo após cometer suicídio dentro do veículo. A partir de então, eles tentam contatar o xerife da cidade e são levados a uma casa, sendo caçados um a um por Leatherface e sua família de psicopatas canibais.

CURIOSIDADE: A história foi inspirada no assassino em série de Wisconsin, Ed Gein, que tirava a pele de suas vítimas e revestia seus móveis com ela. Porém, ele sempre agia sozinho e nunca usou uma serra elétrica.

VEREDICTO: O remake de 2003 se saiu muito melhor do que o original, que não continha cenas impactantes como anunciavam (inclusive o original foi proibido durante vários anos), além de ter basicamente gritos histéricos, especialmente da sobrevivente. Fico com o remake!


A HORA DO PESADELO (A NIGHTMARE ON ELM STREET)
                                                       (1984)                                                      (2010)

O ORIGINAL: Maníaco infanticida, morto pelos pais de suas vítimas, volta em sonhos anos mais tarde para se vingar daqueles que o queimaram através das crianças que sobreviveram, e que agora são adolescentes. Cabe a uma sobrevivente da rua Elm desvendar o segredo bem guardado pelos seus pais antes que ela seja a próxima. Quem for morto no sonho pela alma penada conhecida como Freddy Krueger, acaba morrendo de verdade.

O REMAKE: Como diz a velha máxima: "em time que está ganhando, não se mexe". Esse remake não chega aos pés do original - a começar do roteiro 're-imaginado' (para não dizer 'cagado'). Transformaram o psicopata Freddy Krueger em um pedófilo sádico que não matava as crianças, mas apenas gostava de arranhá-las e deixar marcas pelas costas com sua luva de dedos de navalha. A Nancy que criaram para essa nova versão é apática, sofrível, assim como o roteiro cheio de furos, e desculpas ridículas para sequências de sonho que não fazem jus à criatividade do Freddy original (brilhantemente interpretado por Robert Englund). Chegam ao cúmulo de inventar uma droga experimental que causa "micro-cochilos" em suas cobaias.

CURIOSIDADE: O filme original fez tanto sucesso que gerou mais 7 continuações (incluindo 'Freddy vs. Jason'), além de transformar Freddy Krueger em um ícone pop do horror contemporâneo. Foi até criada uma série para TV entitulada "Freddy's Nightmares" (de 1988 a 1990).

VEREDICTO: Claro que o filme original dá de dez a zero. Fico com ele!


          HALLOWEEN - A NOITE DO TERROR            HALLOWEEN: O INÍCIO
                                                    (1978)                                                      (2007)

O ORIGINAL: filme escrito, dirigido, e produzido por John Carpenter, além de também ter composto a trilha. Um menino chamado Michael Myers mata sua irmã com uma faca de açougueiro na noite de Halloween. Quinze anos mais tarde, ele consegue escapar de um hospital psiquiátrico justamente na véspera do Dia das Bruxas. Seu psiquiatra, Dr. Loomis, desconfia das intenções de Michael e vai para a cidade de Haddonfield, onde o maníaco tem planos para a jovem Laurie Strode (primeiro papel de Jamie Lee Curtis, filha dos atores Tony Curtis e Janet Leigh - a famosa vítima da cena do chuveiro no filme 'Psicose').

O REMAKE: A história é basicamente a mesma, porém o diretor Rob Zombie opta por explorar mais a infância de Michael Myers. O filme funciona apenas na primeira metade, lamentavelmente entregando-se à clichés e cenas anti-clímax na segunda metade da produção, tornando assim mais um filme de terror previsível e sem sustos ou suspense.

CURIOSIDADE: o filme original teve mais sete sequências não tão bem-sucedidas, e a atriz Jamie Lee Curtis ficou com a alcunha de 'a rainha do grito' (the scream queen) nos anos 80 por ter estrelado várias produções de terror.

VEREDICTO: Embora o remake não seja totalmente ruim, fico com o original por ter um clima muito mais digno de filmes de horror e suspense, e também por ter lançado moda aos 'slasher movies', que copiaram a fórmula do mestre John Carpenter.


A PROFECIA (THE OMEN)
                                                    (2006)                                                     (1976)

O ORIGINAL: um embaixador americano e sua esposa adotam um menino que parece sempre estar de alguma forma envolvido com mortes inexplicáveis. Logo, fatos começam a levantar suspeita de que o garoto pode ser ninguém menos que o anticristo encarnado. Filme dirigido pelas mãos hábeis de Richard Donner (Superman, Os Goonies, Máquina Mortífera) que conduz o suspense e os efeitos especiais de forma crível, sem ofender a inteligência do espectador.

O REMAKE: aqui o filme segue a mesma história, sendo conduzido de maneira competente e dando uma ênfase maior no macabro e nas cenas de horror de forma mais gráfica.

CURIOSIDADE: dois finais foram rodados para o filme original. Um deles mostrava o caixão de uma criança, sugerindo que o menino Damien também morrera. Mas o chefe do estúdio disse que, embora o filme tivesse ficado ótimo, aquele primeiro final era um erro, pois o diabo não podia ser morto. Ele deu mais dinheiro para que Richard Donner mudasse o fim. Mia Farrow (O Bebê de Rosemary) faz a babá do anticristo no remake. Genial!!

VEREDICTO: Embora eu tenha um carinho maior  pelo original (o primeiro a gente nunca esquece!), o remake foi competente e respeitoso com o que já tinha sido feito, dando um frescor à história. Portanto, houve um empate técnico.


                             VIAGEM MALDITA                         QUADRILHA DE SÁDICOS
                                                       (THE HILLS HAVE EYES)
                                                (2006)                                                       (1977)

O ORIGINAL: A caminho da Califórnia, família tem o azar de ficar presa em uma área desértica restrita ao público, tudo porque seu veículo enguiça. Logo após o incidente, um grupo de selvagens mutantes e canibais prepara-se para atacar. Dirigido por Wes Craven, criador do Freddy Krueger.

O REMAKE: a história é a mesma, porém com doses bem maiores de sadismo e violência.

CURIOSIDADE: o filme foi inspirado pela história de Alexander 'Sawney' Bean e sua família incestuosa - um clã de 48 membros na Escócia do século XVI - canibais responsáveis pela morte de mais de mil pessoas.
Só não entendi porque aqui no Brasil mudaram o título em português de 'Quadrilha de Sádicos' para 'Viagem Maldita', sendo que trata-se de uma refilmagem. Pela lógica, o título deveria ser preservado. Há mais exemplos de títulos mudados no português entre a versão original e o remake nesta seção.

VEREDICTO: Apesar de ter me divertido quando vi o original pela primeira vez na década de 80, o remake foi mais bem feito, me deixando tenso e apreensivo do começo ao fim. Desculpe Wes Craven, mas fico com o remake!


                                 NATAL NEGRO                             A NOITE DO TERROR
                                                        (BLACK CHRISTMAS)
                                                 (2006)                                                      (1974)

O ORIGINAL: Uma república de jovens universitárias é aterrorizada por um estranho que faz ligações assustadoras para depois matá-las durante o período natalino.

O REMAKE: A história é praticamente a mesma. Na véspera de natal, maníaco volta para sua casa de infância que agora é uma república de universitárias, e começa a matá-las uma a uma.

CURIOSIDADE: A atriz Margot Kidder, que alguns anos mais tarde seria a repórter do Planeta Diário e namorada do Superman, faz o papel de uma das jovens da irmandade que é morta de maneira inusitada.

VEREDICTO: Os dois filmes ficam no mesmo patamar, portanto há um empate.



O RETORNO DOS MALDITOS             QUADRILHA DE SÁDICOS 2
(THE HILLS HAVE EYES 2)
                                              (2007)                                                    (1985)

A SEQUÊNCIA ORIGINAL: Um grupo de motoqueiros, que incluem alguns dos sobreviventes do filme anterior, embarcam em uma viagem de ônibus até uma corrida de motos próxima ao deserto do primeiro filme. Entretanto, devido a um erro, eles se atrasam e decidem pegar um atalho através do deserto. O ônibus quebra, e enquanto eles tentam consertá-lo, alguns membros do grupo se afastam e são capturados pelas armadilhas dos sobreviventes da família de mutantes do primeiro filme.

A SEQUÊNCIA DO REMAKE: Grupo de candidatos à Guarda Nacional acabam lutando contra um grupo malévolo de mutantes em seu último dia de treinamento no deserto.

CURIOSIDADE: Tanto o remake quanto sua sequência foram produzidos por Wes Craven, o diretor dos filmes originais, que aliás também escreveu a sequência da nova versão. Outro fato curioso, como devem ter percebido, é que a sequência do remake segue uma linha diferente da sequência do filme de 1977.

VEREDICTO: Gostei do original e de sua continuação na época, quando os vi no final da década de 80 em fita VHS (bons tempos!), porém gostei muito da abordagem dessas duas versões, também. Fico com elas.


A MORTE PEDE CARONA (THE HITCHER)
                                                     (1986)                                        (2007)

O ORIGINAL: Um rapaz, levando um carro para seu comprador de Chicago à San Diego, dá carona para  um estranho na estrada durante a chuva. O estranho logo admite ser um assassino psicopata, mas rapidamente o rapaz consegue jogá-lo para fora do carro. A partir daí, ele é perseguido pelo psicopata com toda sua frieza e sede de vingança.

O REMAKE: Uma viagem pela estrada transforma a vida de um casal de namorados assim que dão carona a um psicopata, que os força a enfrentar seus medos logo de cara. A estrada então passa a ser um campo de batalha cheio de sangue e metal na corrida para descobrir a verdade sobre esse assassino incansável.

CURIOSIDADE: A famosa cena cheia de frieza e crueldade, onde o carona psicopata amarra a namorada do rapaz do filme original (interpretada por Jennifer Jason Leigh) na traseira de um caminhão e começa a acelarar um outro, ameaçando destroçar a garota; no remake os papéis são invertidos, e quem é despedaçado é o namorado, deixando a garota sozinha para lidar com seu algoz.
Outro ponto interessante (no filme original) é que nunca fica claro se o caroneiro é apenas um fragmento da imaginação do rapaz, fazendo dele um assassino esquizofrênico, já que é perseguido pela polícia ao longo do filme e acusado de toda a matança, ou se o estranho para quem ele dá carona é mesmo real, e o pobre rapaz é apenas uma vítima aleatória de um louco nômade.

VEREDICTO: O remake, como a maioria deles hoje em dia, deixa a sutileza, o suspense de lado, para cenas gratuitas, cheias de sangue e vísceras. O original tem um suspense crescente e sufocante no duelo entre o rapaz e seu caroneiro psicótico. Fico, sem dúvida nenhuma, com o original.



O PADRASTO (THE STEPFATHER)
                                            (2009)                                                            (1987)

O ORIGINAL: Um homem chamado Jerry Blake, de valores familiares procura viúvas e divorciadas para se casar, em busca da família perfeita. Tão logo os membros da família começam a mostrar sinais de que são seres humanos normais, com defeitos e imperfeições, e não robôs, seu sonho de ter uma família perfeita desmorona e ele acaba matando um a um, inclusive até quem se intromete em seus planos. Depois de cometer seus crimes, ele assume outra identidade apenas para recomeçar seus 'rituais' em outra cidade.

O REMAKE: Michael retorna de sua escola militar e encontra sua mãe apaixonada e vivendo com seu novo namorado. À medida em que os dois homens da casa passam a se conhecer, Michael desconfia mais e mais do novo membro da família, sempre amável e prestativo.

CURIOSIDADE: o filme original tem como o padrasto do título o ator Terry O'Quinn, mais conhecido hoje em dia como o personagem John Locke da série de TV "LOST". Ele também fez um xerife de uma cidadezinha americana no filme "A Hora do Lobisomem" de 1985, baseado no conto de Stephen King, Silver Bullet.
O filme 'O Padrasto' de 1987 gerou mais duas continuações: uma em 1989, e outra em 1992.

VEREDICTO: Os dois filmes cumprem bem seu papel. Na minha opinião, houve empate.



                                  DOCE VINGANÇA                       A VINGANÇA DE JENNIFER
                                                            (I SPIT ON YOUR GRAVE)
                                                   (2010)                                                            (1978)

O ORIGINAL: Uma jovem aspirante a escritora isola-se em uma cabana para mais tarde ser repetidamente aterrorizada, estuprada e humilhada por alguns homens. Ela finge-se de morta só para voltar e  se vingar sistematicamente de cada um deles.

O REMAKE: Mesma história, porém atualizada para os dias de hoje, claro. Outra diferença, que aliás conta pontos para esse remake, é que os requintes de crueldade que ela usa são deliciosos, especialmente no fim!

CURIOSIDADE: O filme é uma metáfora para o feminismo - um modo de 'fantasiar' a libertação da mulher de ser muitas vezes tratada apenas como objeto sexual e de submissão ao homem. Depois de assistir a esse filme, pense duas vezes antes de se referir às mulheres como 'sexo frágil'.

VEREDICTO: Embora eu tenha gostado do filme original, os requintes de crueldade e tortura psicológica, tanto dos agressores, quanto da Jennifer, são bem mais elaborados. Portanto, fico com o remake.


                                 A ÚLTIMA CASA                          ANIVERSÁRIO MACABRO
                                                 (THE LAST HOUSE ON THE LEFT)
                                               (2009)                                                         (1972)

O ORIGINAL: Duas adolescentes estão a caminho de um show de rock para comemorar o aniversário de uma delas. Enquanto tentam descolar maconha na cidade, são raptadas por uma gangue de criminosos.

O REMAKE: Assim como no filme original, duas adolescentes são raptadas e brutalmente agredidas por uma gangue de criminosos. Durante a fuga, eles tentam buscar abrigo da tempestade em uma casa próxima, sem saber que ela pertence aos pais de uma das vítimas. Quando os mesmos descobrem o que acontecera, tramam uma terrível vingança contra os agressores de sua filha.

CURIOSIDADE: O filme de 1972 foi a primeira obra de Wes Craven (A Hora do Pesadelo) que também escreveu, além de dirigir. A versão de 2009 foi apenas produzida por ele junto com Sean S. Cunningham (diretor do Sexta-Feira 13 original).

VEREDICTO: Desculpe mais uma vez, Wes, mas fico com o remake.



                 AMITYVILLE - A CIDADE DO HORROR / HORROR EM AMITYVILLE
                                                      (THE AMITYVILLE HORROR)
                                                 (1979)                                                      (2005)

O ORIGINAL: "Às vezes uma casa não é um lar". Uma família muda-se para a casa de seus sonhos apenas para constatar logo depois que ela está cheia de pesadelos!

O REMAKE: Família é aterrorizada por forças demoníacas após se mudar para uma casa onde fora palco de um massacre.

CURIOSIDADE: Baseado no livro "The Amityville Horror: A True Story" de Jay Anson, onde afirma  que a história é verdadeira e foi vivenciada pela família Lutz na famosa casa em Amityville, Long Island. Uma série de livros foi escrita por outros autores posteriormente, assim como vários outros filmes foram feitos.
A atriz Margot Kidder em mais uma produção de horror, um ano após ter interpretado Lois Lane no brilhante e eterno "Superman - O Filme", de Richard Donner (estrelado por Christopher Reeve).

VEREDICTO: O filme original tem muito mais alma (perdoem o trocadilho), e clima de suspense e horror. O remake perde muito da atmosfera do original, sendo muito previsível em cada cena, e bastante artificial. Talvez por ter sido produzido por Michael Bay, que prefere tratar o espectador como idiota (ou produzir filmes para esse tipo de público).
Fico com o filme original, com certeza!


                           SEXTA-FEIRA 13                   SEXTA-FEIRA 13 - PARTE 2
                          (FRIDAY THE 13TH)                (FRIDAY THE 13TH PART 2)
(1980)                                                         (1981)

                   SEXTA-FEIRA 13 - PARTE 3                       SEXTA-FEIRA 13
                   (FRIDAY THE 13TH PART 3 3D)               (FRIDAY THE 13TH)
                                               (1982)                                                      (2009)

OS ORIGINAIS: SEXTA-FEIRA 13 - Jovens monitores são seguidos e mortos por um psicopata misterioso enquanto tentam reabrir um acampamento de verão onde um garoto mongoloide se afogou 30 anos atrás.
SEXTA-FEIRA 13 PARTE 2 - A Sra. Voorhees está morta, e Crystal Lake foi fechado. Mas outro acampamento próximo está sendo observado por uma figura misteriosa. Será que o filho da Sra. Voorhees, Jason, não morreu afogado no lago?
SEXTA-FEIRA 13 PARTE 3 - A trama recomeça no dia seguinte aos eventos do filme anterior, onde Jason continua sua onde de assassinatos em Crystal Lake. É nessa terceira parte onde ele consegue a máscara de hockey, que acaba virando sua marca registrada.

O REMAKE: O filme começa na sexta-feira 13 do mês de junho de 1980 (para quem não notou, ano  em que foi lançado o original), com a mãe de Jason Voorhees sendo decapitada por uma monitora do acampamento Crystal Lake, depois de uma onda de crimes. Jason testemunha o fato, e trinta anos mais tarde um grupo de amigos em férias descobre maconha plantada na floresta. Enquanto exploram o abandonado Crystal Lake, Jason, já adulto, começa matando a todos do grupo, poupando apenas uma das moças pelo simples fato de que ela lembra muito sua mãe ainda jovem. Seis semanas mais tarde, outro grupo de amigos chega a uma cabana de veraneio próxima à Crystal Lake. Um dos rapazes está à procura de sua irmã, que acredita ainda estar viva.

CURIOSIDADE: Michael Bay coloca sua mão e estraga mais um filme icônico dos anos 80! O remake costura os três primeiros filmes originais, coloca um bando de jovens acéfalos inexpressivos (talvez para que as novas gerações se identifiquem), e muda várias cenas-chave, por exemplo, a forma como Jason consegue a tal máscara de hockey, e a parte em que a jovem sobrevivente finge ser a mãe de Jason (assim como na Parte 2 de 1981).
A parte 3, lançada em 1982, foi a primeira película em 3D pela Paramount desde 1954.

VEREDICTO: Não troco a série original por essa porcaria mal-feita nem de longe!


A NOITE DOS DEMÔNIOS (NIGHT OF THE DEMONS)
                                                (2009)                                                    (1988)

O ORIGINAL: Dez adolescentes decidem dar uma festa de Halloween em uma casa funerária abandonada chamada Hull House. A casa tem uma história sinistra sobre uma família assassinada. Durante a festa, eles decidem fazer uma sessão espírita que acaba despertando um demônio que reside no porão. Uma das garotas, Ângela, é possuída, e depois disso, todos que são atacados por ela ficam possuídos por outros demônios que habitam aquela propriedade.

O REMAKE: Mesma história. Grupo de adolescentes resolvem dar uma festa de Halloween em uma casa funerária, e depois que uma das garotas é possuída, todos terão que enfrentar muitos demônios que lá habitam.

CURIOSIDADE: O remake tem trilha sonora com o melhor que há de rock n' roll, e a presença do sumido Edward Furlong (o John Connor do filme 'O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final', e do filme 'Cemitério Maldito 2').

VEREDICTO: Achei o original bacana, apesar da sequência ser melhor. Mas fico mesmo com o remake!


DIA DOS NAMORADOS MACABRO (MY BLOODY VALENTINE)
                                               (2009)                                                   (1981)

O ORIGINAL: Um mineiro psicopata (não é o que come pão de queijo) volta a sua pacata cidade depois que seus moradores resolvem celebrar o dia dos namorados desafiando as ordens deixadas por ele há muitos anos atrás. O assassino começa a matar quem quer que comemore a data tirando seus corações com uma picareta e os enviando para o xerife em caixas no mesmo formato.

O REMAKE: Tom volta para sua cidade natal no décimo aniversário da noite do massacre no dia dos namorados, que ceifou a vida de 22 pessoas. Porém, no lugar de receber as boas-vindas, ele é considerado o principal suspeito dos assassinatos, e parece que apenas sua antiga paixão está disposta a acreditar em sua inocência.

CURIOSIDADE: O filme original teve várias cenas cortadas da edição final para evitar receber a censura de 18 anos.

VEREDICTO: O filme original foi bacana pra época, mas acertaram a mão no remake, e o efeito 3D foi bem decente. Portanto, fico com o remake.


PIRANHA
                                              (2010)                                                      (1978)

O ORIGINAL: Piranhas são acidentalmente soltas no rio de uma colônia de férias, e seus hóspedes serão a próxima refeição desses peixes carnívoros.

O REMAKE: Após um tremor subaquático, piranhas pré-históricas são libertadas. Um grupo improvável de estranhos precisam unir forças para sobreviver aos novos habitantes de dentes afiados.

CURIOSIDADE: O pôster original é uma clara referência ao sucesso de 1975 do diretor Steven Spielberg: Tubarão. Inclusive na cena inicial do remake, a prímeira vítima é justamente Richard Dreyfuss - um dos principais atores do filme de Spielberg.

VEREDICTO: O filme original é bom, mas o remake ficou bem mais divertido. Fico com o remake.


A MORTE CONVIDA PARA DANÇAR (PROM NIGHT)
                                              (1980)                                                     (2008)

O ORIGINAL: Um assassino mascarado espreita quatro adolescentes no baile de formatura, responsáveis pela morte acidental de uma criança seis anos antes.

O REMAKE: O baile de formatura de Donna era para ser a melhor noite de sua vida. Mas um assassino sádico de seu passado tem planos diferentes para ela e seus amigos.

CURIOSIDADE: O original foi o terceiro filme de terror de Jamie Lee Curtis, a rainha do grito dos anos 80. O primeiro tinha sido "Halloween - A Noite do Terror", o segundo, "A Bruma Assassina". O ator Leslie Nielsen (Corra Que A Polícia Vem Aí, Drácula - Morto Mas Feliz) faz o papel do pai da criança morta acidentalmente.

VEREDICTO: O filme original foi ruim. Agora, imagine o remake de um filme ruim. Só pode ficar pior. Não fico com nenhum dos dois!


                           A BRUMA ASSASSINA   (THE FOG)           A NÉVOA
                                             (1980)                                                    (2005)

O ORIGINAL: Uma cidade de pesca no norte da Califórnia, construída 100 anos atrás sobre uma colônia de leprosos, é o alvo de uma névoa assassina com fantasmas-zumbis buscando vingança por suas mortes.

O REMAKE: Os habitantes de Antonio Island, ao longo da costa do Oregon, estão prestes a inaugurar uma estátua homenageando quatro homens que fundaram sua cidade em 1871. Nick Castle é um dos descendentes, e dono de uma companhia de aluguel de barcos para pesca. Quando sua namorada Elizabeth Williams volta à ilha após passar seis meses em Nova York, uma série de eventos bizarros começam a ocorrer, incluindo várias mortes horrendas e a presença de uma névoa misteriosa. Após um acidente, Elizabeth acha um diário de 1871 escrito por Patrick Malone, um dos fundadores da cidade. Ele conta como um homem chamado Blake comprara metade da ilha, usada como colônia de leprosos. Enquanto trazia seu pessoal para Antonio Island em seu navio mercante, o Elizabeth Dane, Blake é traído por Castle, Wayne, Williams e Malone. Os quatro homens trancam Blake e seu pessoal, roubam suas posses e dinheiro, e então incendeiam o navio, matando todos a bordo. Nos dia atuais, os fantasmas de Blake e sua equipe voltam de sua tumba submarina buscando vingança contra os descendentes daqueles quatro homens.

CURIOSIDADE: Jamie Lee Curtis estrelou seis filmes de terror na década de 80. São eles: Halloween - A Noite do Terror, A Bruma Assassina, A Morte Convida Para Dançar, O Trem do Terror, Enigma na Estrada, Halloween 2 - O Pesadelo Continua!, e uma participação não creditada (somente sua voz) no filme Halloween III: A Noite das Bruxas.

VEREDICTO: John Carpenter foi o rei do macabro nos anos 80. Seus filmes tinham estilo, e sabiam assustar. Infelizmente, o remake foi feito de forma medíocre e previsível, sem sustos, e o pior, atores muito ruins. Sem dúvida, fico com o original.


O LOBISOMEM (THE WOLFMAN)
                                                     (2010)                                                         (1941)

O ORIGINAL: Um homem pragmático volta à sua terra natal e é atacado por uma criatura folclórica. Infectado com uma doença terrível, sua mente lhe diz que uma maldição dessas não pode existir.

O REMAKE: Homem americano volta para sua terra natal, é mordido por uma criatura e, por consequência, passa a carregar a maldição do lobisomem.

CURIOSIDADEMax von Sydow (o padre Merrin de 'O Exorcista') faz uma participação não creditada. A cena está apenas na versão do diretor.
O filme teve como seu primeiro diretor, Mark Romanek - que já foi diretor de vídeo-clipes de Madonna, Michael Jackson, David Bowie, entre outros - mas que por motivos de "diferenças criativas" foi substituído por Joe Johnston (Jumanji, Jurassic Park III, Capitão América), após vários outros diretores terem sido cogitados. O roteiro foi reescrito, e talvez por esses fatores, o filme tenha sido um fracasso de bilheteria, só fazendo um relativo sucesso no mercado de DVDs e Blu-ray.

VEREDICTO: Pelo fato do filme original ser muito antigo, já era hora de uma nova versão. Porém o diretor Joe Johnston (antigo pupilo de George Lucas e Steven Spielberg) poderia ter feito um filme bem mais caprichado, e só pra variar, realmente assustador como foi o original em sua época.
Uma nova tentativa está sendo feita, ou seja, um reboot do remake vem aí com o título de "Werewolf". Alguns atores já foram confirmados: Stephen Rea, Ed Quinn e Steven Bauer que será o caçador.


DIA DAS MÃES MACABRO   (MOTHER'S DAY)   DOMINADOS PELO ÓDIO
 
(1980)                                                                 (2010)

O ORIGINALTrês amigas da época de faculdade reencontram-se para uma reunião após dez anos. Para celebrar a reunião, elas decidem ir acampar. Para sua infelicidade, dois psicopatas e sua mãe moram na mesma mata onde as garotas se instalam. Eles fazem tudo para impressionar sua mamãe: torturam, matam, estupram (não necessariamente nesta ordem) qualquer um que apareça por lá.

O REMAKEMembros de uma família de psicopatas voltam para sua casa de infância quando descobrem que um casal acabou de se mudar para lá, e está dando uma festinha para os amigos. Só lhes resta chamar a mamãe para 'resolver' a situação.

CURIOSIDADE: A mamãe no remake é ninguém menos que Rebecca De Mornay - a célebre babá-psicopata de um filme de suspense que fez bastante sucesso na década de 90: "A Mão Que Balança O Berço ('The Hand That Rocks The Cradle' - 1992)". Ironicamente, o filme começa com a personagem de Rebecca roubando uma criança do berçário dentro de um hospital. Anos mais tarde, seus filhos já adultos, e especialistas em roubar bancos, torturar e matar a sangue-frio, fogem para sua casa de infância, sem saber que ela já não mais pertence à sua querida mamãe. O casal recém-instalado e seus convidados pagarão um preço bem caro devido a uma mentira. Mamãe, então, terá que usar de métodos persuasivos para 'arrancar' a verdade de quem quer que seja!

VEREDICTOO remake é bastante violento e angustiante (o diretor é o mesmo de 'Jogos Mortais 2, 3 e 4') com duração de quase duas horas. O original funciona apenas como filme de terror trash. Mesmo para os padrões da época, o filme é muito ruim, copiando a então recente fórmula do sucesso de Sexta-feira 13 com O Massacre da Serra Elétrica. Para quem curte dar risadas com atuações e produção ruins, o filme de 1980 é um prato cheio! Fico mesmo com a versão mais séria e visceral.


NATAL SANGRENTO (SILENT NIGHT, DEADLY NIGHT) / SILENT NIGHT
                                               (1984)                                                      (2012)


O ORIGINAL: Traumatizado pelo estupro e assassinato de seus pais na véspera de natal, o pequeno Billy Chapman vai para o orfanato da cidade, e é brutalizado pelas freiras sádicas da instituição.
Quando Billy, já um jovem adulto, é obrigado a se vestir como o bom velhinho, ele sai para sua matança natalina punindo os que não se comportaram bem. Desta vez, Papai Noel está chegando munido de um machado!

O REMAKEEnquanto uma pequena cidade do meio-oeste americano prepara-se para o desfile da véspera de natal, o xerife e sua assistente descobrem que um maníaco vestido de Papai Noel está matando aqueles que, por ele, são julgados "maus". Seus pecados? Pornografia, adultério, ganância... E ele se certificará que todos descansarão em... pedaços.
Papai Noel voltou, e desta vez com um saco cheio de novos truques!

CURIOSIDADE: O filme original foi banido dos cinemas na época de seu lançamento, justamente por 'brincar' com uma temática tão delicada. O filme, é claro, chocou muitas pessoas e é considerado até hoje o mais notório filme de natal da história.
No remake, Malcolm McDowall que interpreta o xerife da cidade, também já interpretou o famigerado Dr. Loomis - psiquiatra que cuidou de Michael Myers em outro remake: Halloween - O Início. Sua assistente no filme é interpretada por Jaime King (Dia dos Namorados Macabro 3D).

VEREDICTO: Apesar de não aprofundar a trama e seu personagem principal, o remake diverte. Funciona como uma boa sessão da madrugada. Porém, fico com o original que criou bem a origem dramática de seu vilão.



PRÓXIMOS REMAKES JÁ CONFIRMADOS:

A MORTE DO DEMÔNIOUMA NOITE ALUCINANTE
(2013)                                               (1981)

POLTERGEIST - O FENÔMENO
                                                                             (1982)

 HELLRAISER - RENASCIDO DO INFERNO           BRINQUEDO ASSASSINO
                                              (1987)                                                   (1988)

CEMITÉRIO MALDITO / UM LOBISOMEM AMERICANO EM LONDRES
                                                    (1989)                                             (1981)


CARRIE, A ESTRANHA
                                            (2013)                                                       (1976)

A MORTE DO DEMÔNIO (THE EVIL DEAD): Sam Raimi (diretor da trilogia Homem-Aranha) estava terminando a faculdade quando, junto com o amigo Bruce Campbell (que faz aparições nos três filmes do Aranha), decidiu realizar um filme de terror de baixo orçamento. A história sobre cinco jovens que se isolam em uma cabana na floresta, encontram um livro e um gravador que acabam libertando demônios comedores de carne humana. O filme foi considerado um sucesso entre os jovens da época (eu, inclusive!), e deu origem a duas continuações carregadas na comédia pastelão sob os títulos de "Uma Noite Alucinante (Evil Dead II)" e "Uma Noite Alucinante 3 (Army of Darkness)". Nos anos 90, o primeiro filme foi relançado nos cinemas brasileiros sob o título de "Uma Noite Alucinante - Parte I: Onde Tudo Começou". Agora, finalmente foi dado o sinal verde e o remake, com produção de Raimi e direção de Frederico Alvarez, sendo reescrito por Diablo Cody (Juno), manterá o tom de terror do original, assim como a trama principal com algumas alterações entre os personagens, e uma pequena participação de Bruce Campbell, é claro! A estreia acontecerá em abril de 2013 nos EUA.

POLTERGEIST - O FENÔMENO: Filme sobre uma família suburbana que tem a filha caçula raptada por fantasmas, e que a levam para o outro lado. Infelizmente o remake não terá as mãos de Steven Spielberg, e ainda não tem data confirmada de estreia.

HELLRAISER - RENASCIDO DO INFERNO: Clive Barker, criador do original e produtor deste, está escrevendo o remake, o qual não recontará a história do primeiro, e sim, concentrar-se-á na função do cubo quebra-cabeças. A produção está prevista para 2012, e lançamento para 2013.

BRINQUEDO ASSASSINO (CHILD'S PLAY): Brad Dourif reprisará seu papel na voz do boneco Chucky, porém o filme será mais assustador e sombrio do que o primeiro. Os fãs pediram para que o remake voltasse às raízes do filme original, deixando o elemento comédia de lado. Pois o pedido foi atendido! A nova versão terá algumas reviravoltas, mas nada que fuja muito do filme de 1988. Ainda não há data de lançamento confirmada. Especula-se que a previsão de estreia seja para 2013.

CEMITÉRIO MALDITO (PET SEMATARY): filme baseado na obra de Stephen King lançada em 1983. O filme conta a história de uma família que se muda para uma cidadezinha do estado do Maine, e lá descobrem uma certa trilha dentro da mata que leva a um cemitério de animais. Porém, eles são advertidos pelo seu novo vizinho: "não vá além do cemitério". Infelizmente, o novo médico da cidade descobre que às vezes, estar morto é melhor. O roteiro já começou a ser escrito por Matt Greenberg (1408), e será produzido por Steven Schneider (Sobrenatural, Atividade Paranormal) para a Paramount Pictures.

UM LOBISOMEM AMERICANO EM LONDRES (AN AMERICAN WEREWOLF IN LONDON): dois alunos universitários americanos estão fazendo mochilão pela Inglaterra quando são atacados por um lobisomem em uma noite nebulosa.

CARRIE, A ESTRANHA (CARRIE): garota extremamente tímida que vive com sua mãe, uma fanática religiosa, sofre abusos da própria mãe e de colegas da escola. Até que na noite de formatura, os acontecimentos extrapolam. O que as pessoas não sabem é que Carrie tem poderes telecinéticos (o poder de mover objetos com a mente). Filme baseado na obra de Stephen King lançada em 1974 - dois anos antes do filme dirigido por Brian De Palma. O remake já está em fase de produção, e a estreia é para 2013.

2 comentários:

  1. caracaaaaaaaaaa...quero ver esses remakes...Evil Dead? esse filme se assombra ate hj...Per Cemitery? passei anos sem poder ouvir Ramones a noite...kkk!!! AMo hellraiser...classicooooooo... agora confesso que depois de ter filhas eu ñ gosto de ver Poltergeist mais.... Adoro suas colocações embora não concorde com algumas ( mas tenho medo de falar na sua casa e vc achar ruim...kkk), adorei seu blog....parabens!!!

    ResponderExcluir
  2. Mto bom seu blog,concordo e discordo de algumas criticas mas isso é valido,eu por ser tbm um grande fã de A hora do espanto e de filmes de terror com certeza virei fã do seu blog,parabéns brother,abraço!!!

    ResponderExcluir