terça-feira, 12 de julho de 2011

VISÕES E VERSÕES

Há muitos filmes sobre o tema que fizeram sua própria releitura da lenda dos vampiros sem cair no ridículo, ou reduzír uma criatura tão complexa e sombria a um mero Emo inexpressivo que brilha feito diamante ao sol, e reluta em sugar o sangue da suposta amada. Particularmente eu diria que essa aberração da pseudo-literatura queria mesmo era 'chupar' o tal lobinho sem pelos.
Bom, mas aqui vou colocar alguns filmes, que como descritos acima, apresentam suas visões e versões sobre os vampiros sem nenhum tipo de sacrilégio ou desrespeito.

OS VAMPIROS DE SALEM (1979)
"A Hora do Vampiro" foi o segundo romance lançado pelo escritor norte-americano Stephen King. Originalmente publicado em 1975, foi inspirado em Drácula de Bram Stoker, e que pelas mãos de Tobe Hooper (Poltergeist - O Fenômeno) virou este filme: a história se passa na cidade de Jerusalem's Lot na Nova Inglaterra. Fatos estranhos começam a ocorrer assim que um romancista chega à cidade. Cabe a ele e a um garoto fã de histórias de horror salvar os moradores.
O livro é maçante à princípio, mas torna-se emocionante até o final.
O visual do vampiro no filme é claramente inspirado em Conde Orlok da película de 1922, "Nosferatu".




FOME DE VIVER (THE HUNGER) - 1983
Miriam, uma vampira egípcia de 2000 anos, sobrevive com o sangue de frequentadores de clubes noturnos, e também de seus amantes. Em troca, seus amantes não envelhecem... Isto é, até que ela os esgote. Infelizmente, esse é o caso com John cuja expectativa de vida é de apenas 24 horas. Desesperadamente, ele procura a ajuda da Dr. Sarah Roberts, que está fazendo pesquisas sobre envelhecimento prematuro. Ela não acredita em sua história à princípio, mas acaba entrando em contato com Miriam, que joga sobre ela seus encantos.
Este filme neo-gótico, tanto em estilo quanto em termos de ambiente, talvez tenha ficado mais conhecido com a cena lésbica entre as atrizes Catherine Deneuve e Susan Sarandon. David Bowie, o camaleão da música pop dos anos 70, 80 e 90, faz o amante de Miriam. Detalhe para a ótima música 'Bela Lugosi's Dead' da banda gótica Bauhaus.



FORÇA SINISTRA (LIFEFORCE) - 1985
O ônibus espacial Churchill na missão de investigar o cometa de Halley descobre uma nave espacial em forma de guarda-chuva na calda do cometa. Dentro da nave são encontradas criaturas mortas com aspecto de morcegos gigantes, e três humanóides em estado de hibernação que são trazidos para a Terra.
Esses humanóides acordam de seu sono e começam a sugar a "força vital" (daí o título do filme) de qualquer um que se aproxime, revelando-se uma espécie de vampiros espaciais.
Momentos depois de serem atacadas, as vítimas voltam à vida como zumbis em busca da energia vital de mais pessoas, criando assim um tipo de epidemia por toda Londres. Um sobrevivente da Churchill e o Major Caine tentam impedir uma catástrofe ainda pior.
Dan O'Bannon (diretor de "A Volta dos Mortos-Vivos") e Don Jakoby adaptaram essa história de um romance de Colin Wilson chamado "The Space Vampires".
O filme é dirigido por Tobe Hooper.





VAMP - A NOITE DOS VAMPIROS (1986)
Filme que mistura horror e comédia onde dois universitários, para entrar numa fraternidade, precisam conseguir uma stripper. Eles acabam encontrando um bar de strip-tease cheio de vampiros, e como se isso não bastasse, eles também têm que enfrentar uma gangue de albinos.

Grace Jones interpreta Katrina, a rainha dos sanguessugas, dorme em um sarcófago (sugerindo que os vampiros podem existir desde os tempos dos faraós), e prefere vítimas solitárias para não deixar pistas. Aqui tanto o fogo, quanto o sol podem matar os seres da escuridão.
Curiosidade: todas as roupas e até o sarcófago pertencem mesmo a cantora/atriz Grace Jones.

A performance hipnotizante de Katrina ao som de "Seduction. Surrender". Hmmmm... sugestivo.

Katrina (Grace Jones) não quer saber de papo, e sim, de muito sangue!

Prestes a arrancar a jugular de um jovem incauto.

E agora, o 'amigo descolado' é uma criatura da noite.



OS GAROTOS PERDIDOS (THE LOST BOYS) - 1987
Uma mãe e seus dois filhos se mudam para uma cidade no litoral da Califórnia, a qual está cheia de motoqueiros e mortes misteriosas. Enquanto o filho mais velho é atraído por uma gangue de motoqueiros, o irmão mais novo faz amizade com dois adolescentes que se julgam matadores de vampiros.
A diferença aqui é que os vampiros não viram lobos ou morcegos, mas dormem como tal: pendurados de cabeça para baixo em cavernas. Quando um vampiro é convidado a entrar na casa do dono, todos os artifícios para afugentá-lo ou provar que ele é uma criatura das trevas são inúteis.



QUANDO CHEGA A ESCURIDÃO (NEAR DARK) - 1987.
Um jovem fazendeiro do meio-oeste americano torna-se membro de uma gangue de vampiros que rondam as estradas em carros roubados, logo após conhecer uma garota atraente e misteriosa. Parte de sua iniciação inclui entrar em um bar de caipiras e assassinar a todos.
Neste filme os vampiros não têm presas ou garras, mas têm uma força enorme, muita sede de sangue, são predadores ferozes, e podem ser mortos com a luz do sol.


DRÁCULA - PACTO DE SANGUE (TO DIE FOR) - 1988


Vlad Tepish, o lendário príncipe das trevas, ressuscita em Los Angeles, com um novo visual, uma nova vida e um novo amor. Mas com essa nova vida vêm um velho inimigo... um inimigo que esperou durante toda sua vida eterna para se vingar. O campo de batalha está pronto para a história de amor mais aterradora dos últimos tempos! Paixão proibida, vingança insaciável, e o beijo das trevas - tudo isso tem um papel mortal nesse novo capítulo eletrizante da lenda dos vampiros.


SUBSPECIES - A GERAÇÃO VAMP (1990)
Produção modesta da FULL MOON, a primeira de quatro partes.
Radu é um vampiro das antigas: ele não quer se misturar com os humanos, ou encontrar o verdadeiro amor, ou ainda se desculpar pelo que ele é. Radu nos é apresentado quando mata seu pai para tomar posse de uma pedra conhecida como Bloodstone - uma herança de família que os permite sobreviver por um longo tempo sem se alimentar de sangue humano, e que lhes dá poder bebendo o sangue nela contido. Neste filme também somos apresentados às "subspecies" do título - criaturinhas que Radu traz à vida quebrando seus próprios dedos, a fim de ajudá-lo a levar a Bloodstone.
Enquanto isso, três garotas do ensino médio chegam à Transilvânia e ficam hospedadas em um antigo monastério, próximo às ruínas do castelo de Radu. Também no monstério está o meio-irmão de Radu, Stefan. Ambos se odeiam, mas acabam tendo o mesmo interesse por uma das jovens recém-chegadas: a adorável Michele.


O DESTINO DE TYLER (SON OF DARKNESS: TO DIE FOR II) - 1991
Nesta continuação de "Drácula - Pacto de Sangue", Vlad mudou-se para uma cidadezinha nas colinas, trabalhando como plantonista em um pronto-socorro no turno da noite. À medida que a história avança, constatamos que ele se alimenta de plasma do hospital, enquanto sua "família" (incluindo seu irmão maléfico Tom) está dilacerando os habitantes da cidade. Vlad, então, conhece Nina - uma mãe solteira, que tem um bebê adotado cheio de problemas. O choro ininterrupto da criança faz com que sua mãe vá ao pronto-socorro para tentar descobrir o que está errado.


SONÂMBULOS (SLEEPWALKERS) - 1992
Filme feito a partir de um roteiro escrito por Stephen King para o cinema. Nele, quando Mary e seu filho Charles chegam à cidade de Travis, Indiana, coisas horríveis começam a acontecer. E não é para menos, afinal o casal de mãe e filho são nada mais do que sonâmbulos: criaturas vampirescas nômades e transmorfas com aspecto felino, que só podem sobreviver alimentando-se da força vital de mocinhas virgens. A mãe depende do filho para se alimentar. Eles são a provável fonte da lenda dos vampiros.

A única coisa fatal para um sonâmbulo é o arranhão de um gato.

Mãe e filho têm relação incestuosa. A fêmea só pode ser alimentada com energia vital através do macho.
O filme têm duas músicas perfeitas para o clima da história: 'Sleepwalk' de Santo & Johnny e 'Boadicea' da Enya.

No roteiro criado por Stephen King, sonâmbulos são metamorfos (mudam de aparência), e também têm o poder da invisibilidade.

Tanya (a atriz Madchen Amick) é a virgem da vez para ser o alimento do 'casal' recém-chegado na cidade.

Como em boa parte das obras de Stephen King, os gatos são uma atração à parte.

Com participações especiais do próprio King como o zelador do cemitério; Mark Hamill (o Luke Skywalker de Star Wars - foto acima) como o delegado de outra cidade; John Landis (diretor de "Lobisomem Americano em Londres") como técnico de laboratório; Joe Dante (diretor de "Gremlins", "Além da Imaginação", e "Grito de Horror") como assistente do laboratório; Clive Barker (criador da série "Hellraiser") como técnico forense; e Tobe Hooper (diretor de "O Massacre da Serra Elétrica" e "Poltergeist")  também como técnico forense.


INOCENTE MORDIDA (INNOCENT BLOOD) - 1992
Uma mistura de filme de gangster com vampiro. Anne Parillaud faz uma bonita vampira com um gosto por "comida italiana". Infelizmente, ela não termina sua última "refeição", transformando o chefe da máfia local em outro sanguessuga. Anthony LaPaglia interpreta um policial confuso e apaixonado pela bela Marie.
Filme dirigido por John Landis (Um Lobisomem Americano em Londres).




BLOODSTONE - A MALDIÇÃO CONTINUA (BLOOSTONE: SUBSPECIES II) - 1993
A saga continua: Radu está à procura da Bloodstone, levada por Michele no primeiro filme, que está lutando para manter o seu lado humano, uma vez que seu lado vampírico tenta tomar o controle. Sua irmã vem à Transilvânia para achá-la e solucionar o mistério do estranho comportamente de Michele. Junto com a irmã estão um homem cético da Embaixada Americana e um detetive da polícia de Bucareste que aprendeu a falar inglês assistindo à programação da TV americana. O filme começa onde o anterior terminiou.



VOLÚPIA SANGRENTA (BLOODLUST: SUBSPECIES III) - 1993
Sugiro que assistam às partes I e II antes de se deliciarem com o banho de sangue desta aqui. Este terceiro filme começa onde o segundo parou, sem introduções aos personagens principais, ou à história. No segundo filme Radu diz à Michele que "não existe amor entre os vivos e os mortos, apenas fome". Porém nesta terceira parte, Radu sucumbe ao charme da morta-viva Michele, confessando seu amor e jurando amá-la para todo o sempre. Enquanto isso, Michele se alimenta do sangue de Radu e jura odiá-lo por toda a eternidade. Sua irmã, Becky, junto com seu novo namorado, Mel, o detetive local, Marin, e um agente da CIA, amigo de Mel, cuja mala está cheia de balas de prata, invadem o castelo de Radu para salvar a cidade de sua presença maligna para sempre!



ENTREVISTA COM O VAMPIRO (INTERVIEW WITH THE VAMPIRE) - 1994
Quase um ano após perder sua esposa e filha no parto, o fazendeiro Louis acaba perdendo a vontade de viver. Um vampiro chamado Lestat simpatiza-se e oferece-lhe a chance de se tornar uma criatura da noite. Louis aceita, e então Lestat bebe todo seu sangue, substituindo logo pelo seu próprio, transformando-o em um vampiro, para que então possa aprender com Lestat a "viver" como um morto-vivo.
Filme de estreia da atriz Kirsten Dunst (Homem-Aranha) como a garotinha Claudia (perfeita!), também estrelando Tom Cruise como o vampiro Lestat, Brad Pitt como Louis e Antonio Banderas como Armand.
Adaptado da obra de Anne Rice, onde prefere explorar a homossexualidade dos vampiros - que são notoriamente conhecidos por sua bissexualidade, já que eles veem os humanos primeiramente como seu alimento, independente do sexo.



UM VAMPIRO NO BROOKLYN (VAMPIRE IN BROOKLYN) - 1995
Maximillian (Eddie Murphy) é o único sobrevivente de uma raça de vampiros em uma ilha do Caribe, e precisa encontrar uma companheira para continuar a sua linhagem. Ele fica sabendo de uma garotinha que nascera meia humana, meia vampira (seu pai era vampiro), e vai à sua procura no Brooklyn em Nova York. Rita, agora adulta, é uma policial que tem pesadelos frequentes e incompreensíveis. Sem saber que ela é parte vampira, é cortejada por Max na tentativa de selar seu destino. O policial Justice, parceiro de Rita, alimenta sentimentos por ela e não quer o estranho Max por perto. Mas caberá à policial, interpretada por Angela Bassett, decidir seu destino.
Filme dirigido por Wes Craven (A Hora do Pesadelo original, Pânico) que mistura comédia, horror e romance, mas que não foi bem sucedido nas bilheterias justamente por não se definir em nenhum desses gêneros. O script foi escrito pelo próprio Murphy junto com seu irmão Charles Q. Murphy, e o último filme sob um contrato de exclusividade com a Paramount Pictures que incluia a trilogia "Um Tira da Pesada" e os filmes "48 Horas".




CONTOS DO ALÉM-TÚMULO: O BORDEL DE SANGUE (TALES FROM THE CRYPT: BORDELLO OF BLOOD) - 1996
Segundo longa-metragem baseado na série 'Contos da Cripta', onde um detetive investiga o sumiço do irmão de sua cliente, e acaba descobrindo uma casa funerária que serve de fachada para um bordel cheio de vampiros, cuja vampira-mestra é Lilith (a top model da época Angie Everhart).
O ator Chris Sarandon (o vampiro Jerry Dandridge de 'A Hora do Espanto') faz o papel hilário de um reverendo. O anfitrião que apresenta a história é a famosa caveirinha conhecida como o guardião da cripta.



UM DRINK NO INFERNO (FROM DUSK TILL DAWN) - 1996

Seth Gecko (George Clooney) e seu irmão Richie (Quentin Tarantino) estão em fuga por um roubo a banco no Texas que acabou em banho de sangue. Eles sequestram uma família formada por um ex-padre e seus dois filhos, conseguem passar pela fronteira do México, e tudo o que eles têm a fazer é sobreviver "do anoitecer ao amanhecer" (título original do filme) em uma boate de strip-tease que acaba se revelando um antro de vampiros. Escrito pelo próprio Quentin Tarantino (Pulp Fiction, Kill Bill, Bastardos Inglórios), e dirigido por Robert Rodriguez (Prova Final, A Balada do Pistoleiro, Sin City, Machete).



BLADE, O CAÇADOR DE VAMPIROS (1998)
Baseado no personagem homônimo das histórias em quadrinhos da Marvel Comics.
Blade nasceu como híbrido de humano com vampiro, pois foi contaminado ainda na barriga de sua mãe, quando foi mordida por Deacon Frost (Stephen Dorf). Com isso, ele passou a ser poderoso e imortal, e ao contrário dos demais vampiros, é capaz de andar à luz do dia, ganhando assim o apelido de Daywalker. Com a ajuda de seu mentor Abraham Whistler (Kris Kristofferson), ele passou a combater os mortos-vivos para vingar a morte de sua mãe. O inimigo principal é justamente seu "pai-vampiro" Deacon Frost, que pretende tornar-se o líder dos sanguessugas e guiá-los em um ataque contra a humanidade.


VAMPIROS, DE JOHN CARPENTER (VAMPIRES) - 1998
Infelizmente os filmes de vampiros, de uns tempos p'ra cá, deixaram de ter aquele ar sobrenatural, para virar filmes de ação, fantasia, e até ficção. E pena que um dos melhores diretores de filmes de horror das décadas de setenta e oitenta acabou perdendo seu toque! John Carpenter, criador de grandes filmes como "Halloween" e "Príncipe das Sombras", acabou cedendo a essa onda.
Aqui a Igreja sempre soube da existência dos sanguessugas, e o Vaticano recruta uma equipe de caçadores de vampiros liderados por Jack Crow (James Woods) para destruí-los antes que as criaturas achem um crucifixo capaz de torná-los resistentes à luz do sol.


A SOMBRA DO VAMPIRO (SHADOW OF THE VAMPIRE) - 2000
Abordagem interessante sobre a produção do filme mudo alemão "Nosferatu" de 1922, que teve de lidar com fatos muito bizarros (alguns membros da equipe desapareceram, outros morreram). O filme foca na díficil relação entre Murnau, o diretor (interpretado por John Malkovich) e o ator principal Max Schreck (Willem Dafoe). O filme brinca com a ideia de que o ator Max Schreck era mesmo um vampiro.



DRÁCULA 2000
Atualização moderna da lenda de Drácula apresentada por Wes Craven (criador do Freddy Krueger de "A Hora do Pesadelo" original). O roteiro (e direção) de Patrick Lussier, inclusive, tem ideias bem originais: Christopher Plummer assume aqui o papel de Van Helsing, dono de uma loja de antiguidades especializada em armas. Um bando de criminosos invande a loja, achando que lá pode ter coisas muito valiosas, dada a segurança do local. Acabam roubando o corpo de Drácula, que lógico, acorda de seu sono. Indo para Nova Orleans onde a filha de Van Helsing trabalha para a Virgin Megastore (olhe a metáfora!). Claro que o vampiro sente-se atraído por ela, enquanto o número de mortos-vivos começa a se multiplicar fazendo com que a caça aos vampiros seja retomada. Uma ideia bastante original no filme conta um nova origem do Conde Drácula que data dos tempos bíblicos para explicar sua aversão à prata e cruzes. Aqui o famoso vampiro é interpretado por ninguém menos que Gerard Butler (300; PS: Eu Te Amo).



BLADE II - O CAÇADOR DE VAMPIROS (2002)
Agora surge uma nova raça mais poderosa chamada 'reapers', criada a partir de cruzamento genético entre humanos e vampiros, e que ameaça eliminar tanto os humanos, quanto os vampiros. Blade não vê outra alternativa, a não ser aliar-se aos seus maiores inimigos para que, juntos, possam combater esses seres.


A RAINHA DOS CONDENADOS (QUEEN OF THE DAMNED) - 2002
Outra adaptação de um romance de Anne Rice. Aqui Lestat (Stuart Townsend não chega aos pés do Lestat de Tom Cruise), depois de tanto tempo dormindo em seu caixão, acorda para descobrir que o mundo mudou muito, e claro, quer fazer parte dele. Ele reune alguns seguidores, e vira uma estrela do rock para descobrir mais tarde que, sua música acordou a antiga Rainha Akasha, e ela o quer para ser seu Rei. A Rainha Akasha foi interpretada pela falecida cantora Aaliyah, vítima de um acidente de avião em 2001. O filme não é dos melhores, servindo apenas para uma sessão despretensiosa.


A MANSÃO MARSTEN (SALEM'S LOT) - 2004
O conto vampiresco de Stephen King (A Hora do Vampiro) retorna após 25 anos de sua estreia como filme nas mãos de Tobe Hooper ('O Massacre da Serra Elétrica' original), só que agora em forma de minissérie, com interpretações de Rob Lowe (o romancista Ben Mears), Donald Sutherland (pai do também ator Kiefer Sutherland da série 24 Horas e do filme 'Os Garotos Perdidos') e Hutger Hauer (de 'A Morte Pede Carona' original), aqui interpretando o vampiro Kurt Barlow. Bem produzida pela TV por assinatura TNT (lançada em DVD no Brasil), abrange muito mais a obra do meste do suspense.


EU SOU A LENDA (I AM LEGEND) - 2007
Muitos anos após uma praga matar a maior parte da humanidade e transformar o restante em espécie de vampiros, um dos poucos sobreviventes luta para achar a cura.
Agora Will Smith entra na onda dessa nova vertente do vampirismo, onde o sobrenatural cede lugar à ciência.
O melhor amigo do homem até nos momentos mais arrepiantes!



2019 - O ANO DA EXTINÇÃO (DAYBREAKERS) - 2009
No ano de 2019, uma praga transformou a maioria dos seres humanos em vampiros. Com o suprimento de sangue acabando, a raça de vampiros, agora dominante, planeja sua sobrevivência, enquanto um pesquisador trabalha com um grupo secreto para salvar a raça humana.
O filme mereceu ser capa da revista FANGORIA.



DEIXE-ME ENTRAR (LET ME IN) - 2010
Interessante história de um garoto sofrendo de bullying na escola, e que acaba fazendo amizade com uma garota de 12 anos chamada Abby. O problema é que ela tem 12 anos há muito tempo, e mora em segredo com seu misterioso "pai adotivo".
Owen e sua nova "amiguinha".



AS DONAS DA NOITE (WIR SIND DIE NACHT) - 2010
Produção alemã que conta a história de Lena, uma garota de 18 anos, que certa noite é mordida por Louise - líder de  um trio de vampiras. Inicialmente desfruta da liberdade sem limites, o luxo, as festas. Mas logo os instintos assassinos de suas companheiras tornam-se um pesadelo para Lena, que se apaixona por um mortal: o policial Tom, que vai aos poucos fechando o cerco para capturá-las. Filme bem feito que mistura ação, suspense, drama e fantasia, e mostra que até mesmo para os vampiros, toda ação tem uma consequência, nem que isso demore séculos.
 
 
 
KISS OF THE DAMNED - 2013
Filme mais voltado para o suspense com teor gótico, e que apela para o lado psicológico, conta a história da bela vampira Djuna que se apaixona pelo irresistível escritor Paolo (Milo Ventimiglia, da série Heroes). A princípio, ela tenta resistir à sua sede de sangue e aos encantos do escritor, mas logo sucumbe ao desejo e à paixão de ambos. A trama se complica quando a instável irmã de Djuna, Mimi, chega para ficar uma semana na casa. Ela não só vê a irmã como uma ameaça à sua história de amor, como também um perigo para toda a comunidade de vampiros.
Filme muito bem dirigido pela novata (e atriz de Alpha Dog) Xan Cassavettes, com um ar europeu, e trilha sonora impecável que ajuda a dar o tom a essa atmosfera gótica, por vezes tensa e erótica. Tudo isso faz com que o resultado seja uma grata surpresa.
O filme já foi lançado em DVD e Blu-ray nos EUA. Recomendo.
 
Os dois trabalhos de arte lançados em DVD e Blu-ray: o da esquerda mais contemporâneo, e o da direita, ao estilo dos filmes europeus dos anos 70.
 



BYZANTIUM - 2013
Clara (Gemma Arterton) é uma jovem mãe vampira que morde sua filha Eleanor (Saoirse Ronan). Procurando por refúgio, a dupla mortal conhece o solitário Noel. Pouco tempo depois, a adolescente faz amizade com Frank (Caleb Landry Jones) e conta que elas sobrevivem com sangue humano há cerca de 200 anos. O segredo começa a se espalhar e o passado das mulheres vai voltar para assombrá-las.
Depois de 18 anos, desde o lançamento de 'Entrevista com o Vampiro', o diretor Neil Jordan volta ao tema. Com dois filmes de horror no currículo (o outro é 'A Companhia dos Lobos' de 1984) que não fazem feio, espero que este aqui possa ser outra película de qualidade - embora as personagens andem em plena luz do dia (se for realmente bom, perdoo esta pequena descaracterização). O trailer já está disponível na Internet, e o lançamento está previsto no Brasil para junho de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário