quinta-feira, 28 de julho de 2011

Homenagens e Referências

"A Hora do Espanto" faz muitas homenagens e referências a vários clássicos das décadas passadas, especialmente as de 50, 60 e 70 da produtora britânica Hammer e a outros filmes de terror.
O personagem Peter Vincent recebeu este nome em homenagem aos atores já falecidos Peter Cushing (que interpretou o papel do caçador de vampiros Van Helsing várias vezes, e atuou como o comandante de Darth Vader na Estrela da Morte no filme "Star Wars" - Episódio IV: Uma Nova Esperança"), e Vincent Price (que atuou em inúmeros filmes de terror da época, colocou sua voz em um rap na música "Thriller" de Michael Jackson, e foi o pai de Edward Mãos-de-Tesoura no filme de Tim Burton).

Bela Lugosi como Drácula.

Christopher Lee em seu primeiro papel como Drácula.





Peter Cushing

No apartamento de Peter Vincent há vários pôsteres, entre eles: um do ator Bela Lugosi, outro do filme "Frankenstein Meets The Wolfman" (1943), "House of Dracula" (1945), "Frankenstein" (1931); além de cenas de filmes na TV como: "Premature Burial" (1962), "Children Shouldn't Play with Dead Things", "O Vampiro da Noite" (Horror of Dracula), primeiro papel do ator Christopher Lee (o Saruman da trilogia "O Senhor dos Anéis", e Conde Dooku do filme "Star Wars" - Episódios II e III) como Conde Drácula.

O diretor Tom Holland também quis fazer uma homenagem ao clássico "Janela Indiscreta" (1954) do mestre do suspense Alfred Hitchcock, onde um fotógrafo em uma cadeira de rodas espiona seus vizinhos e se convence de que um deles cometera um assassinato. Um remake foi feito em 1998 com o eterno Superman Christopher Reeve no papel principal.

Chris Sarandon sendo dirigido pelo escritor-diretor Tom Holland.


O QUE "SEXTA-FEIRA 13" TEM A VER COM "A HORA DO ESPANTO"?!
Pôster original do filme Sexta-Feira 13 lançado em 1980.

O famigerado Jason Voorhees com sua máscara de Hockey que só deu 'as caras' nas várias continuações.


Na cena em que Charley procura Peter Vincent para ajudá-lo a matar o vampiro que se mudou ao lado de sua casa, há uma referência ao filme "Sexta-feira 13" e a todos os slasher movies, como são conhecidos, que pegaram carona no sucesso desse filme icônico:

Charley: Sr. Vincent. Sr. Vincent, posso falar um minuto com o senhor? Por favor, Sr. Vincent, é muito, muito importante.
Peter Vincent: O que quer que eu assine?
Charley: Como?
Peter: Você quer o meu autógrafo, não?
Charley: Não. Não, senhor. Fiquei curioso com o que disse ontem à noite na TV, sabe. Sobre acreditar em vampiros.
Peter: O que tem?
Charley: Falava sério?
Peter: Mas é claro. Infelizmente, ninguém da tua geração parece ser assim.
Charley: O que quer dizer?
Peter: Acabei de ser demitido porque ninguém mais quer ver matadores de vampiros, ou mesmo os próprios vampiros. Parece-me que, tudo o que eles querem são maníacos correndo por aí com máscaras de esqui dilacerando moças virgens. Agora se me der licença...
Brilhante diálogo criado por Tom Holland, pois enquanto a moda da época eram filmes do tipo "Halloween", "Sexta-feira 13" entre outros, Tom Holland ressuscitou em grande estilo os filmes de monstro que tanto fizeram sucesso nas épocas anteriores. E hoje em dia não é diferente, se você pensar em filmes como "O Albergue" e "Jogos Mortais".

Um comentário: