quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O Romance

Drácula, sem dúvida, é o mais famoso conto de vampiros da literatura. Escrito em 1897 pelo autor irlandês Bram Stoker, o livro é contado através de uma série de cartas, entradas de diário, registros de bordo, etc.
A influência do romance foi responsável por muitas peças de teatro, cinema, televisão, obras literárias ao longo do século XX.
Bram Stoker foi considerado pelos críticos da época superior à Mary Shelley (autora de Frankenstein) e Edgar Allan Poe (autor de vários contos como "O Gato Preto" e "O Corvo"). Sir Arthur Conan Doyle, criador de Sherlock Holmes, escreveu uma carta a Stoker: "Eu escrevo para lhe dizer o quanto gostei de ler Drácula. Acho que é a melhor história de horror que li em muitos anos."
Entre várias obras adaptadas do romance estão: "Nosferatu" (1922), "Drácula" (1931) com Bela Lugosi, além de vários filmes feitos pela produtora britânica Hammer, onde o ator Christopher Lee ficou marcado por interpretar várias vezes o famoso Conde.
A mais recente e fiel adaptação para o cinema foi feita em 1992 pelo renomado cineasta Francis Ford Coppola. Estrelado pelos atores Keanu Reeves como Jonathan Harker, Winona Ryder como Mina Murray e Elisabeta, Anthony Hopkins como Professor Abraham Van Helsing, e Gary Oldman como Conde Drácula.

O filme foi vencedor de 3 Oscar nas categorias: Melhor Figurino para Eiko Ishioka, Melhores Efeitos Sonoros e Melhor Maquiagem. Ainda foi indicado na categoria de Melhor Direção de Arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário