sábado, 10 de dezembro de 2011

CHEGA O BLU-RAY DE "FRIGHT NIGHT" (1985)!

O Blu-ray de "A Hora do Espanto", versão original de 1985, chega pelo selo Twilight Time - novo parceiro da SONY - agora responsável por lançar títulos de filmes de catálogos antigos.


A capa é quase idêntica à do original. Comparando com o pôster originalmente lançado na época, são mínimos os detalhes que divergem, e ainda assim, tiveram o bom gosto de preservar este lindo e criativo desenho da Amy acima da casa do Charley, saindo nuvens em forma de monstros.


A parte de trás revela uma foto que, na verdade, eu nunca tinha visto. Como fã, confesso que adorei o ângulo!


No interior do estojo, há um livreto com 8 páginas.

INFORMAÇÕES SOBRE O BLU-RAY:

A Qualidade da Imagem em Alta Definição
A resolução da imagem é melhor que todas as outras encarnações do filme, evidentemente. Por ser dos anos 80, época distante dos filmes digitais, o resultado é mais que satisfatório. Para quem tem uma TV de alta resolução, com ótimo contraste e cores, com certeza irá adorar essa versão em Blu-ray. A dimensão é a mesma usada no cinema, permitindo ver as cenas na sua totalidade.

A Qualidade do Áudio em TrueHD
O som em DTS-HD Master 5.1 Mix não tem um efeito surround perfeito para quem tem um Home Theater, decepcionando em algumas cenas (o Subwoofer, em alguns momentos, parece que vai estourar), porém em outras, chega a surpreender, principalmente nos diálogos, em alguns efeitos especiais e sonoros. 

Os Extras do Blu-ray
Os extras são pouquíssimos: dois trailers e a trilha sonora isolada de Brad Fiedel - esse último, bem interessante, pois você pode assistir ao filme apenas ouvindo as músicas instrumentais enquanto vê as cenas.

Os Efeitos Especiais
Os efeitos especiais são uma atração e curiosidade à parte. Se você tiver a TV correta, com uma resolução de imagem e contraste bem definidos, você vai chorar na cena do Ed Maligno voltando de lobo a ser humano. Fica tão bom ou melhor de quando eu a vi no cinema pela primeira vez aos 14 anos.

Pena que a Twilight Time não se deu o trabalho de juntar material inédito dos bastidores e de efeitos visuais e maquiagem.

Para mim, esta cena dá de dez a zero em muitas cenas com efeitos por computador hoje em dia.

A atuação de Roddy McDowall (Peter Vincent) foi magnífica: uma mistura de choque, repulsa, e tristeza, enquanto assiste impotente à morte de um rapaz, que fez a escolha errada em se aliar ao vampiro Jerry.

Boneco do ajudante do vampiro, Billy Cole, para a cena em que derrete com uma estaca de madeira no peito.

Aliás, a cena final de Billy Cole neste Blu-ray é total. É possível ver ângulos completos, que antes eram cortados nas versões VHS (muito escura) e no DVD (editado).

Uma pena que o personagem Billy Cole foi riscado no remake.

Jonathan Stark fez um excelente trabalho como o serviçal do vampiro. Era bem intimidador.


Os Efeitos de Maquiagem

Em alguns momentos no filme, com a imagem em alta definição, dá pra ver detalhes, e portanto deixa alguns efeitos com aparência datada. Claro, afinal é uma filme de 1985.

Todavia, mesmo que alguns efeitos de maquiagem tenham ficado com uma certa aparência de datados, acaba sendo até um charme a mais! Ainda acho muito mais criativos do que muita coisa feita hoje em dia.

O grand finale!

Visão Geral do filme e Comentários
O filme foi feito de maneira genial por traduzir o vampiro para os dias contemporâneos, respeitando a mitologia, e escalar atores talentosos, perfeitos para cada papel.

Fright Night funciona muito bem ainda nos dias atuais. Eu mesmo tive o prazer de exibir o filme como parte de uma atividade na aula de inglês para um grupo de adolescentes, e qual não foi minha surpresa ao constatar que eles curtiram essa obra, hoje considerada cult. Perguntaram até se a cena onde Ed Maligno leva a estaca no peito e volta ao normal foi feita por computador, vejam só!

O filme foi um sucesso em seu tempo, e parece não decepcionar até hoje. Eu, como fã, fico muito orgulhoso de ter vivido toda a década de oitenta, junto com tantas obras que marcaram época e fizeram escola.

Uma pequena obra-prima! Ontem um filme de baixo orçamento bem-sucedido, um marco cultural histórico hoje e amanhã!


Não dá vontade de enforcar um, quando aparece um filminho medíocre unidimensional sobre vampiros, ou então uma tal 'saga' (que não é saga coisa nenhuma - quem souber ler e folhear um dicionário, por favor) que descaracterizou completamente esse ser folclórico que data desde o século XVIII, na Europa Ocidental, mais precisamente na Romênia?!
A primeira obra de sucesso foi "The Vampyre" de John Polidori em 1819, mas a obra de Bram Stoker, Drácula, de 1897, é que é considerada a quintessência das obras vampíricas.

18 comentários:

  1. Amigo, bom dia! eu tmb sou super fan deste brilhante filme. vc sabe me dizer se a versao em BluRay de 1985 vira para o Brasil com legendas e dublagens em portugues??? sabe tmb me dizer se a a hora do espanto 2 pode sair tmb em bluray? abraços

    ResponderExcluir
  2. Clayton, bom dia. Ainda não tenho informação sobre o blu-ray nacional de A Hora do Espanto. Mas a regra hoje em dia é lançar aqui tão logo seja lançado nos EUA, justamente pra combater pirataria. Quanto ao filme A Hora do Espanto 2, ainda não há previsão de lançamento. Acredito que seja pelo fato de venda dos direitos, pois na época o filme foi distribuido pela extinta Tri-Star. Mas quem sabe logo após o lançamento do original, eles acabem colocando a parte 2 no mercado. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Julio muito obrigado pela resposta vc esta de parabens com o blog, eu sou apaixonado pelo filme tanto q tenho o dvd original do um e copia do 2 em dvd q comprei alguns anos atras, eu semprei amei este filme, mas nao gostei do remake... muito bom seus comentarios eo melhor filme q ja vi na vida

    ResponderExcluir
  4. Ameiii assistir na sua casa, precisamos repetir!!! Ahh e quero assistir insiduous com vc!!!

    ResponderExcluir
  5. Cara! Onde vc estava escondido? Hahaha
    Achou fotos de Fright Night que eu NUNCA tinha visto na minha vida! Muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Amanda. As fotos são resultado de muita garimpagem! ;)

      Excluir
  6. Concordo com vc! Senti a falta do Billy Cole no remake! Enfim, nem tudo é perfeito! Não entendi muito o porquê de não incluirem a personagem no filme novo! Acho que 'guradião de caixão' é muito coisa do passado! Hehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou então, queriam que o remake ficasse diferente o máximo possível do original. Resultado: bilheteria inexpressiva, fracasso. Quando será que irão aprender que nem sempre efeitos de computador, ação corrida, história fraca dão certo no cinema. Em time que está ganhando não se mexe! O filme original fez muito sucesso na época, e hoje ganhou status de cult.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Me conta, curtiu a participação do Chris no remake? hahahahauhauha

      Excluir
    4. Achei uma homenagem válida. Mas poderiam ter homenageado fazendo um Colin Farrell mais sensual, e não só um animal brucutu, que aliás nem vira morcego, nem névoa, nem nada! E ainda escolhe morar no deserto próximo a Las Vegas? Lógico que um vampiro iria escolher um lugar daqueles pra morar, não é?! :|

      Excluir
    5. Pois é, Julio... o novo Jerry ficou outro bêbado sujo nojento.:/ Perdeu completamente a sensualidade. Duvido que conseguiriam fazer algo assim na refilmagem, mas nem TENTARAM, só fizeram questão mesmo de destruir qualquer vínculo legal com o primeiro filme. Foi desnecessário.

      Excluir
  7. Julio, eu achei que a repaginada até que não foi COMPLETAMENTE falha...Mas os detalhes fazem toda a diferença, fizeram um filme pra adolescentes que se acham adultos e acabaram 'sujando' muito da essência do primeiro! Peter Vincent é a prova viva, todo bêbado e tal. Incrível como hoje os filmes são feitos pra adolescentes alienados/gays ou então para aqueles que se acham adultões e podem tudo! A opinião é categórica, porém a situação é real, né?! Não é a toa que tenho Fright Night como o meu filme FAVORITO, está pra existir resgate de uma história clássica sem perder o senso como aconteceu em 1985!

    ResponderExcluir
  8. Eu como fã fiquei decepcionado. A falta de sensualidade em determinadas cenas, o jeito como o vampiro é retratado no remkae, o modo irritante como Colin Farrell fica limpando o canto da boca a todo momento, pula em cima de suas vítimas (a cena do segurança) como se fosse um cachorro sendo atiçado pra cima da pessoa. Ah! Que é isso! Aquela cena final da Amy super sem-graça! Todos aqueles efeitos especiais por computador super mal-feitos! Tanto coisa. A narrativa super rápida como se estivesse com pressa de acabar. Comigo não colou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, acho que destruiram todos as personagens mesmo! Sem sombra de dúvida, Charley um babaca, o Peter Vincent foi um dos mais ridículos, acho que nem pelo Jerry eu fiquei TÃO sentida assim por mudarem um pouco, DE TO NA RAM o Peter Vincent sob todos os aspectos!... sem tirar o fato de não ter Billy Cole, mas tá aí uma coisa que eu gostei, Julio! Foi a cena onde a Amy está transformada, sabe? A cena ficou moderna e fiel ao primeiro filme, claro que se fosse pra fazer IGUAL não haveria necessidade de um ramake (que aconteceu cedo demais, na minha opinião)logo, eu acredito que fizeram muito bem essa parte sim! Moderna, sem perder a essência! Uma das poucas cenas que se salvaram. Essa refilmagem foi simplesmente algo que não precisava ter acontecido com algumas cenas aleatórias que ficaram boas, mas só isso!

      Excluir
    2. Ah, prazer em te conhecer, Julio! Muito bom discutir com fãs de Fright Night! Conheço apenas alguns! :) Depois que o orkut esvaziou nunca mais tive oportunidades de conversar muito sobre isso! Hahahau!

      Excluir
  9. Eu descobri o blog esses dias e fiquei encantada. Eu adoro este filme. O remake não foi ruim. O pulo do gato seria mudar o título e nomes dos personagens e lançar o filme apenas como uma homenagem ao clássico de 1985, tipo o que Paranóia fez com Janela Indiscreta. Eu tenho certeza de que a recepção seria outra.
    Eu venho lendo posts de fãs de Fright Night 85 pelo mundo todo e percebo que as pessoas tem a mesma queixa que vocês em relação ao remake. Não me admira que o filme tenha sido um fiasco.
    Eu tenho uma notícia no mínimo curiosa : está correndo o boato de que vão fazer Fright Night 2. Dizem que é um filme de baixo orçamento que vai ser rodado na Romênia, sem ligação com o remake mas usando o título Fright Night. Lá vem m...

    ResponderExcluir
  10. É, Vitória. Veremos se é boato ou fato. No entanto, quanto ao remake, não tem como não falar que é outro filme, senão a nova versão de "A Hora do Espanto", afinal tem até a participação de Chris Sarandon, fora os nomes: Charley Brewster, Evil Ed, Peter Vincent, Amy, etc. Se fosse vendido como 'outro filme', no mínimo seria acusado de plágio.

    ResponderExcluir